Programa Ensinar celebra colação de grau de novos professores em Santa Luzia do Paruá

Em cerimônia realizada ontem (29), a cidade de Santa Luzia do Paruá testemunhou a colação de grau dos formandos do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Cerca de 60 formandos receberam o grau de licenciados e estão aptos a atuar como professores da rede de ensino básica dos cursos de Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia.

Em seu discurso, a coordenadora geral do Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, destacou: “Quero destacar nesta noite, que é muito importante que a Universidade tenha apoio do poder executivo, da gestão dos municípios, isso significa parceria, alguém deu apoio, pois ninguém faz nada sozinho. Os entes se deram as mãos para que alguém passasse pelo processo de formação. Um processo importantíssimo, assim como para cada um de vocês, é também para o município. Esse é um momento de graça e devemos agradecer a todos que ajudaram a escrever a nossa página de história acadêmica e de formação profissional. A Universidade nesse momento se enche de orgulho, pois entrega para a sociedade, profissionais formados, profissionais graduados. Vocês chegaram ao extraordinário e não parou aqui, vocês têm condição de continuar estudando para entrar no mundo do trabalho cada vez mais qualificados.”

O prefeito da cidade de Santa Luzia do Paruá, Antônio Vilson Marreiros Ferraz, disse: “Eu, como gestor do município, fiz meu papel de contribuir para que pessoas mais qualificadas e preparadas possam receber uma oportunidade de emprego, ajudando outros que virão no futuro. Fico muito feliz em saber que ainda existe muita gente que quer estudar e se preparar. Vocês deixaram o final de semana e o lazer de vocês para estudar, e com isso, estão se preparando para que possam ter um futuro melhor. Esse é um momento de alegria, parabéns de coração a todos!.”

Para a coordenadora do Polo Ensinar em Santa Luzia do Paruá, professora Maria Neide de Sousa Gomes, os alunos conquistaram o impossível: “Quanta alegria compartilhar esse momento com vocês. Quantas lutas passamos, hoje é um momento de vitória! Nós conquistamos o impossível, pois mesmo diante das dificuldades seguimos firmes, caminhando e chegamos até aqui. A Uema, por meio do Programa Ensinar, estreita caminhos e laços, chegando até os municípios e como resultados temos hoje, vocês formados. Este não é o fim, é apenas o primeiro passo que vocês estão dando, até porque a educação é um processo em construção e nós temos que aprimorar o tempo todo! Hoje é dia de celebrar, hoje é dia de agradecer! Tenho certeza que vocês ainda vão colher muitos frutos na vida!”

A secretária de Educação do município de Santa Luzia do Paruá, Sebastiana de Cássia Santos Freitas, enfatizou: “É muito gratificante participar e ver as conquistas de Santa Luzia do Paruá e o orgulho que você sente pela formação desses alunos na Uema. É maravilhoso ver os jovens se esforçando para ter um futuro melhor e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Parabéns a todos envolvidos!”.

A secretária de Educação do município de Nova Olinda, Antônia Maria Sousa Melo compareceu ao evento e afirmou que é de extrema importância ter novos profissionais habilitados trabalhando no município. “É gratificante ver a sociedade se beneficiando desses profissionais de excelência. Desejo a todos uma carreira brilhante! Parabéns novamente!”, pontuou Olinda.

“Esse é o momento que tanto aguardávamos, pelo qual tanto lutamos, que durante 5 anos nos dedicamos e incansavelmente buscávamos alcançar. Durante o tempo em que estivemos juntos, formamos vínculos, que nos ajudaram a prosseguir. São essas pessoas que estão ao nosso lado que nos deram força para continuarmos nossa caminhada, que estão comemorando conosco a nossa vitória. Parafraseando Martin Luther King Jr: Muitos acreditavam que não chegaríamos até aqui, mas aqui estamos nós de pé, e não tem como nós fazer voltar atrás”, afirmou o aluno Marcelo Azevedo Caetano, orador da noite, do curso de Geografia.

Como paraninfo, foi escolhido o professor José Antão de Menezes, que em seu discurso enfatizou a importância desse momento tão marcante: “A emoção, sem dúvida, marca esse momento tão especial. Olho para cada um aqui e vejo muitas história bonitas. Imagino o que todos vocês passaram para chegar até aqui. Foi imprescindível enfrentar e superar muitos desafios, renunciar momentos para aplicar-se aos estudos, dominar o medo do futuro, trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A história de cada um de vocês não irá terminar aqui, é apenas o fim de um ciclo e início de um novo. Não esqueçam de celebrar essa conquista olhando para o futuro com muita determinação e ânimo. Que este momento seja apenas o início de uma trajetória repleta de conquistas e realizações.”

Durante o evento, três formandos foram agraciados com títulos de Mérito Acadêmico em reconhecimento por terem se destacado ao longo da graduação: Fábio de Azevedo Mesquita (Ciências Sociais), Marcelo Azevedo Caetano(Geografia Licenciatura) e Nildevan do Santos Costa (Pedagogia Licenciatura).

Por: Karla Almeida
Fotos: Wanessa Dias