Colação de Grau Programa Ensinar: Uema forma cerca de 60 novos profissionais do polo Pirapemas

Foi realizada na noite dessa quinta-feira (30), a cerimônia de Outorga de Grau dos formandos do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na cidade de Pirapemas. Cerca de 60 formandos dos cursos de licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia do polo Pirapemas receberam o grau e agora estão aptos a atuar como professores na rede de ensino básica.

“Quero falar hoje sobre imagens, a Uema irá divulgar, por meio de fotos e matéria, a colação de grau de hoje, porém, não conseguirá retratar tudo que vocês viveram nesses anos no processo de formação de professores. O que é retratado ali, está limitado ao dia de hoje com todas as condições de produção, porém o que não vemos nessas imagens, são as frustrações, perdas, o esforço pessoal, o esforço do governo estadual, o esforço da gestão municipal, isto, não aparece na imagem. Vocês se esforçaram ao máximo, estudar final de semana exige um esforço maior, pois o final de semana é zipado, vocês fizeram um estudo zipado, e tudo isso foi necessário, o resultado é o dia de hoje. Tem toda uma história de sacrifício que vocês passaram, de superação, que culminou em toda essa alegria que estão sentindo agora, que está dentro de cada um, que só cada um sabe o que foi, só cada um de vocês vai valorizar o que passou, como também, cada um de nós vai valorizar o que fez com vocês e o que aprendeu com vocês, pois não só vocês aprenderam, os professores aprenderam também, foi uma troca belíssima e é por isso que é enriquecedor. O município de Pirapemas não será mais o mesmo depois dessa formatura, pois agora vocês vão multiplicar ideias, comportamentos, atitudes. A Universidade abraça a todos e deseja sucesso”, discursou a coordenadora geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante.

O prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim, disse: “Formandos, vocês enfrentaram a primeira batalha, mas sabemos que terão outras batalha. Parabéns a todos, pois vocês deram o ponta pé inicial, viraram a página na vida de cada um. Vocês souberam agarrar uma grande oportunidade, pois conseguiram cursar a graduação de vocês em casa e hoje está aqui o resultado. Sabemos que estamos no caminho certo e vamos continuar esse processo de formação de professores no nosso município”.

Para a coordenadora do Polo Ensinar de Pirapemas, professora Jaciara Sousa dos Santos, “foram anos de dedicação, cada formando aqui traz consigo um sentimento único, seja por um sonho realizado ou pela sua estabilidade financeira. Parabenizo vocês pela determinação, pela coragem em abrir mão de todos os seus finais de semana em busca de objetivo e sonhos. Hoje também se inicia um novo capítulo, uma nova etapa na vida de cada um. Vocês têm a responsabilidade no mundo de construir positivamente para nossa sociedade, sejam bravos, enfrentem o desconhecido, sejam ousados, busquem novos saberes, novas soluções. Nunca desistam dos seus sonhos”.

O concludente do curso de Letras, Marcos Antônio de Sousa Santana em seu discurso, declarou: “Hoje é um dia, indiscutivelmente, muito importante, eu não preciso detalhar os motivos, porque eles estão estampados ao nosso redor. Muitas foram as dificuldades em nosso caminho, muitos foram os obstáculos, mas o brilho da esperança e da fé foram maiores, chegamos até aqui. Ficam agora as recordações, que conseguimos construir nesses últimos cinco anos. Hoje não somos mais os mesmos, mas carregamos dentro de nós um pouquinho um do outro. Que, nós professores, não paremos de lutar, e se Deus quiser, venceremos e conseguiremos ter uma Educação cada vez mais valorizada!”

Como paraninfa, foi escolhido a professora Altenize dos Santos Cordeiro, do curso de Matemática que em seu discurso enfatizou: “Muitos desafios foram enfrentados, mas fomos vitoriosos, pois estamos aqui nesta data tão especial. Isto que vocês têm feito, buscado a sabedoria e conhecimento, com certeza, serão honrados por Deus. Se tornarão professores, excelentes professores, ajudarão a construir um futuro melhor para a educação. Vocês conquistaram algo muito valioso, mas não significa que a caminhada acabou, não cessem em buscar a sabedoria, conheço cada um de vocês e sei que são capazes. Desejo que se realizem profissionalmente, não parem diante das dificuldades, pois elas sempre existirão, mas façam delas instrumentos para prosseguir”.

No evento, também ocorreu a entrega de títulos de Mérito Acadêmico a estudantes que tiveram melhor desempenho acadêmico durante a graduação. Os concludentes que receberam a homenagem foram: Maria Laildes Gomes Andrade da Silva, do curso de Letras; Thiago Aurélio Silva Ferreira, do curso de Matemática; e Lúcia Maria dos Santos Sousa, do curso de Pedagogia.

Por: Karla Almeida

Fotos: Wanessa Dias